MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE


Festas Saletinas Angola Província

12-02-2013 10:04

 

Com a elevação da Região de Angola à Província durante o Capítulo Geral, realizado em Willimantic, CT, Estados Unidos da América de 16 de Abril a 4 de Maio os membros da nova Província, podemos dizer que deram um salto qualitativo. Aliás, já antes do Capítulo Geral ser realizado, os membros, tendo fé que a aprovação à Província seria irreversível, a julgar pelo grande trabalho feito pelo Conselho Regional cessante, na Assembleia extraordinária de 2012, realizada no Lubango, organizaram-se em comissões de trabalho com o objectivo de preparar bem o evento Província que culminaria na data de 20 de Janeiro de 2013. Realmente, as comissões deram todo o seu máximo, reunindo-se periódicamente, sobretudo no Cavaco, com o objectivo de preparar bem o Capítulo e as festas do evendo Província.

 

Primeiro Capítulo Provincial

Com a ereção já em acto, realização do Primeiro Capítulo Provincial ficou marcada para Janeiro de 2013 de 7-11, na Mapunda-Lubango. Realmente aconteceu nestes dias com muito entusiasmo dos capitulantes. A presença do Revmo Sr. Padre Silvano Marisa, Superior Geral e do Pe.Henryk, Conselheiro Geral; do Pe.Piotr Bougoslaw Zaba, Superior Provincial

 

 da Suiça, marcaram o primeiro Capítulo Provincial de Angola. A participação dos membros da Província situou-se numa percentagem de 99. Os trabalhos começaram, exactamente no dia 7 de Janeiro pelas 9h. De referir que de 4-6 houve um retiro espiritual para preparar o Capítulo. Os momentos mais salientes deste Capítulo foram os trabalhos em comissões criadas pela comissão de iniciativa criada durante o capítulo através de um processo eletivo realizado no primeiro dia. Eis as comissões criadas: 1ª Vida Religiosa, Carisma e Governo; 2ª pastoral, Missao e Leigos; 3ª Formação; 4ª economia; 5ª Interdependencia. O outro momento saliente, se não o mais importante, foi a eleição do primeiro Conselho Provincial. Tudo começou pela escolha do Primeiro Superior Provincial. Depois da invocação ao Espírito Santo, os membros da Província de Angola elegeram o Revmo Pe.Pedro Chingandu, que aceitou o desafio, entregando tudo nas mãos de Deus. Depois foram eleitos o Padre Lourenço Flaviano Kambalu, para o cargo de Vigário Provincial e o Padre Paulo Banga, para o cargo de Conselheiro Provincial. Ficou, assim, constituído o Conselho: Pe.Pedro Chingandu, Superior Provincial; Pe.Lourenço Flaviano Kambalu, Vigário Provincial; e Padre Paulo Banga, Conselheiro Provincial. Os membros entoaram cânticos de louvor por esta tamanha graça recebida do Senhor.

 

 

 

—————

Voltar